PRAIA LIMPA!

April 23, 2019

 

    No dia 22 de abril de 2019 foi realizado mais um evento “Meio Ambiente e Cidadania” como parte integrante do processo formativo dos cursos do Projeto Juventude & Cidadania de Aracaju. 46 participantes do projeto fizeram uma visita de integração ao Projeto Tamar, projeto que também conta com o patrocínio da Petrobras, onde puderam conhecer o espaço e as espécies de animais aquáticos que se encontram no oceanário. A visita contou com os esclarecimentos e as orientações da monitora Ana (funcionária do Tamar). Os jovens dos cursos de Estilista de Moda e Agente de Limpeza foram muito participativos. Muitas perguntas curiosas foram surgindo como a questão da mordida da tartaruga que seria difícil de soltar, como agir numa situação dessas, a questão da alimentação desses animais, por que os tubarões atacam os banhistas, o tempo de vida desses animais e a porcentagem de filhotes que conseguem sobreviver após chegarem ao mar. Todas as respostas impressionaram os jovens que em sua maioria pensavam totalmente diferente da realidade comprovada pelos estudos dos biólogos do projeto e outros.

    A aluna do curso de estilista de moda, Janice Franco Ramos, afirmou que foi um momento muito gratificante por conta da possibilidade de conhecer o projeto e perceber a importância que ele tem para conservação das tartarugas e conscientização sobre o meio ambiente. “O cuidado que eles tem com o período de desova para que os filhotes tenham a possibilidade de nascer e serem entregues ao mar é muito lindo”. Janice e seu esposo fizeram parte do projeto cidadão que extinguiu o acúmulo de lixo em uma das travessas do Loteamento Paraíso do Sul onde hoje se encontra uma praça com jardins e equipamentos para uso da comunidade, criados por eles mesmos.

     Após conhecerem o Projeto Tamar o grupão caminhou para as areias da praia de Atalaia recolhendo plásticos, garrafas, latas, e toda espécie de lixo que encontram pelo caminho durante um longo percurso. A ação pode ser vista por vários banhistas que se encontravam no local e foi parabenizada por várias pessoas. Para o surfista Pedro Lucas (24 anos) todas as pessoas deveriam ter iniciativas como essa. “A galera vem pra praia e acha que é obrigação da prefeitura tá recolhendo o lixo deles, quando muitas vezes as águas do mar já carregam tudo pro oceano” argumentou o jovem que costuma frequentar a praia. “A galera jovem tá de parabéns pela iniciativa! É assim mesmo! Tem que dar o exemplo!” concluiu ele.

    O material coletado foi entregue ao container de lixo próximo aos arcos da orla, um dos cartões postais da cidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MAIS DE 90 CERTIFICADOS SÃO ENTREGUES NA PRIMEIRA CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO DO PROJETO

May 20, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

April 23, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • YouTube ícone social