SEMANA DO MEIO AMBIENTE É CELEBRADA COM PROJETO LIMPEZA VERDE

June 6, 2019

                Na manhã do dia 06 de junho o Instituto Rahamim, em parceria com o Senac, realizou um evento de sensibilização de caráter ambiental pautado na difusão de práticas e hábitos  sustentáveis. O projeto "Limpeza Verde" foi organizado pelos alunos e alunas do curso de Agente de limpeza do Projeto Juventude & Cidadania de Aracaju. O evento foi realizado na sede do Senac - Sergipe, localizado na Avenida Ivo do Prado no centro da capital, e contou com a participação de professores, alunos do curso de menor aprendiz, funcionários da área de limpeza e higienização, visitantes e membros do instituto. Também se fizeram presentes o presidente do Instituto Rahamim, Cristiano Lima, e o diretor de educação profissional do Senac, Edson Alves.

         Através de demonstrações práticas, as alunas ensinaram como se fabrica detergentes utilizando-se de suco de limão, limpa vidros e desengordurantes, tudo à base de produtos biodegradáveis que não agridem o meio ambiente e que podem ser produzidos em casa com um baixo custo. Também mostraram a importância do uso cotidiano de sacolas retornáveis, canudos de papel ou de metal reutilizável, bem como de copos de silicone e caixas de papelão para a coleta de lixo.  Salientaram sobre os impactos que o uso de sacolas plásticas, copos e pratos descartáveis e similares têm em relação à vida marinha e ao meio ambiente. Da importância de leis que nos ajudem a criar hábitos mais sustentáveis e da prática da coleta seletiva.

                    A professora Edelfrancla Gomes (Senac) enfatizou que a inspiração para a atividade surgiu após a visita ao Projeto Tamar seguida da limpeza das areias da praia de Atalaia em uma das edições da ação Meio Ambiente e Cidadania. "Ouvir da monitora que nos acompanhou na visita sobre as consequências que um simples canudo ou sacola plástica pode causar à vida marinha sensibilizou toda a turma", enfatizou. "Nós organizamos esse projeto não para conscientizar, poque ninguém conscientiza ninguém, isso parte da própria pessoa. O intuito é sensibilizar, assim como nós nos sentimos durante a visita ao Tamar." Segundo a professora os alunos rifaram uma cesta básica na comunidade para ajudar a organizar esse evento. Estavam todos muito entusiasmados em fazer a diferença, colaborando para um mundo mais sustentável e seguro para outras espécies. 

                 Ao final do evento foram distribuídas gratuitamente nos vários anexos da unidade do Senac algumas mudas de plantas medicinais, sacolas retornáveis, copos de silicone e canudos reutilizáveis. Alguns adesivos também foram produzidos pelos alunos para recordar sobre a economia de energia elétrica. Os mesmos foram colocados ao lado dos interruptores. 

                        O projeto Limpeza Verde fez parte da ação Meio Ambiente e Cidadania do Instituto Rahamim e do Projeto Integrador do Senac Móvel, além de  comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente. O Projeto Juventude & Cidadania conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 

       

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MAIS DE 90 CERTIFICADOS SÃO ENTREGUES NA PRIMEIRA CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO DO PROJETO

May 20, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

April 23, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • YouTube ícone social